quarta-feira, 5 de março de 2014

PID - Permissão Internacional para Dirigir

Hi people!!

Estou muito ansiosa para postar tudo, sobre o meu processo de au pair mas, porém, contudo, entretanto haha... quero passar a minha experiência sendo assim, conforme as etapas farei novos posts por isso, talvez eu possa demorar um pouquinho já que o meu processo estará realmente começando amanhã. Porém, já estou pesquisando algumas coisas...

Assunto de hoje: PID - Permissão Internacional para dirigir.
Eu achei que teria que passar por todo um processo burocrático, como tudo nesse país. Mas, acreditem é muito simples!

O processo que citarei é para o estado de São Paulo.
Primeiro você obrigatoriamente tem que possuir a CNH- Carteira Nacional de Habilitação, é claro... e em situação regular. Depois você pode escolher se quer receber pelo Correios ou fazer a solicitação/ retirada em uma unidade do Ciretran- em cidades do interior, Poupatempo ou nas unidades de SP -Capital.

Se for entregue pelo Correios, é só entrar no portal do Denatran e fazer a solicitação. Não é necessário apresentar nenhum documento.
Se a solicitação for feita pessoalmente é preciso que o condutor apresente:
CNH, ou RG mais CPF original e uma cópia simples e o comprovante de pagamento para o serviço - original.
VALORES:
Entregue pelo Correios: R$ 232,54 (taxa de R$11,00 para envio)
Unidade do Detran.SP: R$ 221,54
**Ver bancos conveniados para pagamento.

Para maiores informações acesse o site  http://www.detran.sp.gov.br/  
 -> Cidadão  ->  Carteira de Habilitação - CNH  ->  Internacional  ->  Permissão Internacional para Dirigir - PID

Nas capitais de:
 Minas Gerais - o processo é feito apenas por meio eletrônico;
 Rio de Janeiro - é preciso pagar a taxa e agendar no site do Denatran.RJ para entrega da documentação;
 Paraná - Solicitação por meio eletrônico, após pagamento da taxa  a PID é enviada pelo correio.


OBS: Se tiverem alguma dúvida, dicas/sugestões é só deixar um comentário logo a baixo.
  
See you soon...

Nenhum comentário:

Postar um comentário